Você está em:
Links Úteis

Adolescentes - Voluntariado, Tempos Livres, Projetos

Portal da Juventude
O Portal da Juventude tem como objetivo disponibilizar aos jovens informações várias, que sejam úteis ao seu dia a dia e que os mobilizem a participar em todos os domínios da vida social.

Centro Nacional Europass
O Europass pode ajudar a destacar as suas qualificações e habilitações de forma clara e eficaz. Pode ajudar a remover os obstáculos ao trabalho, ao estudo ou à formação na Europa.

Fórum Estudante
Disponibiliza informação sobre escolas, cursos e profissões. Tem ainda publicações gratuitas como o Guia Prático do Estudante, que te poderá ajudar a decidir que curso seguir após o 12º ano, e o Guia das Escolas Profissionais que te abre muitas portas para um futuro promissor.

Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado
Neste portal poderás encontrar a legislação que regulamenta a prática de voluntariado, bem como uma listagem exaustiva das várias entidades disponíveis para acolherem voluntários.

Bolsa do Voluntariado
Projeto de âmbito nacional que fomenta o exercício da Cidadania e da Responsabilidade Social, visa servir de ponto de encontro entre a procura e oferta de trabalho voluntário e permitir articular a necessidade de trabalho voluntário por área com a disponibilidade para o prestar por parte de pessoas e entidades.

Fundação da juventude
A Fundação da Juventude tem como principais objetivos realizar ou apoiar iniciativas destinadas a promover a integração dos jovens na vida ativa e profissional.

Agência Nacional do Programa Juventude em Ação
É um programa da União Europeia para os jovens que promove a mobilidade dentro e fora das fronteiras europeias, a educação não formal, o diálogo intercultural e encoraja a inclusão de todos os jovens, independentemente da sua origem educacional, social ou cultural.

Portal Europeu da Juventude
O Portal tem como grupo alvo os jovens entre os 15 e os 25 anos e pretende ainda responder às necessidades de informação daqueles que trabalham com e para os jovens.

Comunidade Europeia de Estudantes
Neste portal podes conhecer estudantes que estão a estudar no estrangeiro, partilhar experiências e encontrar as melhores informações sobre como estudar na Europa.

Portal da União Europeia
O sítio Web oficial da União Europeia é um bom ponto de partida se estiver à procura de informações e serviços fornecidos pela UE mas não sabe que sítio Web consultar.

Autoridades Nacionais

ME – Ministério da Educação
O Ministério da Educação tem por missão formular, conduzir, executar e avaliar a política nacional relativa ao sistema educativo, no âmbito da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário e da educação extraescolar, e a política nacional de juventude e desporto, bem como articular, no âmbito das políticas nacionais de promoção da qualificação da população, a política nacional de educação e a política nacional de formação profissional.

MTSSS– Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tem por missão formular, conduzir, executar e avaliar as políticas de emprego, de formação profissional, de relações laborais e condições de trabalho, solidariedade e segurança social, bem como a coordenação das políticas sociais de apoio à família, crianças e jovens em risco, idosos e natalidade, de inclusão das pessoas com deficiência, de combate à pobreza e de promoção da inclusão social.

IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional
O Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. promove a criação e a qualidade do emprego e combate o desemprego, através da execução das políticas ativas de emprego e formação profissional.

MCTES - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior tem por missão formular, conduzir, executar e avaliar a política nacional para a ciência, a tecnologia e o ensino superior, compreendendo a inovação de base científica e tecnológica, as orientações em matéria de repositórios digitais, a computação científica, a difusão da cultura científica e tecnológica e a cooperação científica e tecnológica internacional, nomeadamente com os países de língua oficial portuguesa

Educação, Formação, Mobilidade

DGE – Direção Geral de Educação
Assegura a concretização das políticas relativas à componente pedagógica e didática da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário e da educação extraescolar, bem como assegura a organização e realização dos exames.

ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional
Coordena a execução das políticas de educação e formação profissional de jovens e adultos e assegura o desenvolvimento e a gestão do Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

Agência Nacional Erasmus+
Em termos globais, a Agência Nacional ERASMUS+ Educação e Formação tem como missão assegurar a gestão do Programa ERASMUS+ nos domínios da educação e formação, bem como garantir a gestão e a execução das atividades ainda em vigor do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV), do Programa Erasmus Mundus e do Programa Tempus IV

Vi@s
Portal de Orientação, onde pode encontr, entre outras, informação sobre o sistema educativo e formativo e sobre 190 profissões.

Pontos Nacionais de Referência para as Qualificações
No âmbito do Fórum Europeu sobre Transparência de Qualificações, iniciativa conjunta da Comissão Europeia – Direcção-Geral de Educação e Cultura, Área da Formação Profissional, Unidade de Desenvolvimento de Políticas de Formação Profissional e do CEDEFOP, foram preconizadas várias medidas conducentes à promoção da livre circulação de trabalhadores no espaço da União Europeia.

EUROGUIDANCE – Portal Europeu para a Orientação
A Euroguidance promove a mobilidade, ajudando os profissionais de orientação e outros a compreenderem melhor as oportunidades disponíveis para os cidadãos Europeus na Europa.

ELGPN – Rede Europeia de Políticas de Orientação ao Longo da Vida
Promove a cooperação no desenvolvimento de políticas e sistemas de prestação de orientação ao longo da vida, a nível nacional, através da cooperação europeia de 30 países.

ENIC-NARIC – Reconhecimento das Qualificações
A rede ENIC-NARIC promove o reconhecimento académico de diplomas e períodos de estudo nos Estados-Membros da União Europeia, nos países do Espaço Económico Europeu e nos países da Europa Central e Oriental.

EURES – Portal Europeu da mobilidade profissional
A rede EURES (Serviços Europeus de Emprego) visa facilitar a livre circulação de trabalhadores nos países do Espaço Económico Europeu.

PLOTEUS – Portal Europeu da Oferta Educativa e Formativa
Ajuda os estudantes, os candidatos a emprego, os trabalhadores, os pais, os orientadores e os formadores a encontrar informações sobre as oportunidades de estudo disponíveis a nível europeu.

EURIDYCE – Rede de informação sobre educação na Europa
Base de dados com informações e inquéritos estatísticos sobre os sistemas nacionais de ensino na Europa.

Estudar na Europa
Estudar na Europa disponibiliza informações atualizadas sobre 32 países europeus, as suas universidades e o que é necessário para viver e estudar nesses países.

EURODESK
A Eurodesk é uma Rede Europeia de Informação com serviços em 31 países e que oferece um acesso único à informação europeia aos jovens e aos profissionais da área de juventude.

CEDEFOP
Disponibiliza conhecimento científico e técnico em áreas específicas da educação e formação profissional e promove a troca de ideias e boas práticas entre os diferentes parceiros no espaço da União Europeia.

Quadro Europeu de Qualificações
Este quadro visa reforçar a mobilidade dos estudantes e trabalhadores e permite que os trabalhadores sejam móveis sem deixarem de ser reconhecidos em termos de qualificações para além das fronteiras nacionais.

EUROPASS
Destina-se a ajudar o cidadão a apresentar as suas competências e qualificações de uma forma clara e compreensíveis em toda a Europa e a favorecer a sua mobilidade na Europa.

Programa Garantia Jovem
A Comissão Europeia criou um programa de combate ao desemprego jovem, que integra um conjunto articulado de medidas de educação, formação e estágios tendo em vista a integração sustentada dos jovens no mercado de trabalho.

Ensino Superior

Acesso ao Ensino Superior
Este portal disponibiliza informação sobre formações pós-secundárias (Cursos de Especialização Tecnológica) e o acesso ao ensino superior, bolsas de estudo, universidades, institutos e os cursos que oferecem, etc.

Portal Universia
Para quem pretender vir a frequentar a Universidade, a Universia disponibiliza informação sobre cursos, bibliotecas, emprego, carreiras, bolsas e uma série de serviços relacionados com o mundo académico.

Estágios Profissionais

Programa de Estágios
Medida promovida, gerida e executada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, apoia a realização de estágios profissionais em PME, de jovens com uma qualificação superior em áreas de educação e formação relevantes para a inovação e a gestão dessas empresas.

Pais e Encarregados de Educação

CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais
Possibilita e facilita o dever que compete aos pais e encarregados de educação, de orientarem e participarem ativamente como primeiros responsáveis na educação integral dos seus filhos e educandos.

Educare.pt
É um portal que se dirige especialmente a alunos, pais, professores e educadores em geral, e que pretende ser um auxiliar precioso e indispensável para todos aqueles que procuram saber e aprofundar conhecimentos.

Profissões

Design the future
A plataforma Design the Future é uma plataforma responsiva online e mobile, que tem como missão difundir conhecimento e promover literacia junto dos jovens portugueses sobre as profissões existentes na atualidade, de forma a que possam fazer escolhas profissionais e académicas mais consistentes.

Cidade das Profissões
Promove o conhecimento sobre educação, formação ao longo da vida e emprego, que possibilita escolhas e decisões informadas.

Mundo das Profissões
Informa sobre as saídas profissionais de nível secundário e qualificações que lhes dão acesso, promove o contacto dos jovens com o mundo do trabalho e apoia as escolas e os centros de formação na orientação das suas escolhas.

Guia das Profissões
É um guia de caracterização profissional, com descrição de cerca de 40 profissões, cujo objetivo é proporcionar aos jovens informação sobre várias profissões.