Perguntas Frequentes

FAQs
MOBILIDADE

O diploma do ensino secundário e/ou do ensino superior será reconhecido noutro país europeu?

A rede de Centros Nacionais de Reconhecimento Académico e Informação (NARIC) juntamente com a rede ENIC disponibilizam aconselhamento e informação sobre o reconhecimento académico de diplomas e períodos de estudo realizados no estrangeiro.

As qualificações profissionais são reconhecidas noutro país europeu?

O Ponto de Referência Nacional para Qualificações Profissionais disponibiliza informação sobre o reconhecimento das qualificações nacionais e certificados de habilitações profissionais.

 

Como estudar ou obter uma bolsa para estágio profissional noutro país da União Europeia?

No Ploteus, na secção "Sistemas Educativos", há informação sobre oportunidades de obtenção de bolsas. O  Centro Euroguidance do país no qual deseja estudar ou trabalhar pode, também dar informações suplementares.

Onde posso informar-me sobre oportunidades de trabalho na Europa?

 No website EURES, que acolhe a base da dados europeia de postos de trabalho e visa facilitar a livre circulação dos trabalhadores.

Como é possível demonstrar os conhecimentos e as competências adquiridas numa experiência de mobilidade?

Para facilitar a demonstração dos conhecimentos e das competências foi criado o Europass Mobilidade.

O que é o Europass Mobilidade?

Documento de registo de conhecimentos e competências adquiridos noutro país europeu na sequência de:
- uma experiência de estudo
- um estágio
- uma experiência de voluntariado

ORIENTAÇÃO AO LONGO DA VIDA

O que é a orientação ao longo da vida?

Orientação ao Longo da Vida refere-se a serviços e atividades destinados a apoiar os indivíduos de todas as idades e em qualquer momento da sua vida nas escolhas educativas, formativas e profissionais, bem como a apoiar na gestão de carreira.

Quem disponibiliza serviços de orientação?

Os serviços se orientação ao longo da vida podem ser disponibilizados pelas escolas, universidades, instituições de formação, serviços públicos de emprego, empresas, sector comunitário ou de voluntariado, ambos no setor público e privado.

Qual é o papel da orientação ao longo da vida?

A orientação ao longo da vida tem como objetivos:

  • Capacitar os cidadãos para uma gestão eficaz do seu percurso educativo e profissional.
  • Facilitar as transições entre ciclos de estudo; do sistema educativo para o sistema formativo e vice versa; da escola para o mercado de trabalho; desemprego para o emprego; de um emprego para outro emprego.
  • Promover a mobilidade ao longo do percurso educativo e profissional.

O que envolve uma escolha profissional?

Atualmente as alterações do mercado de trabalho são muito rápidas. Os percursos profissionais caracterizam-se por diversas transições. Muitas das atividades profissionais que um jovem irá desempenhar no futuro ainda são hoje desconhecidas.

É importante adquirir uma formação académica sólida e desenvolver competências pessoais que permitam fazer face aos desafios a enfrentar ao longo do processo educativo e profissional.

Estar atento à evolução do mercado de trabalho, aprender a pesquisar e validar a informação e aprofundar o auto conhecimento são importantes na construção do percurso educativo e profissional.

Todos os alunos devem participar em atividades de orientação?

As atividades de orientação permitem o desenvolvimento de um conjunto de estratégias que vão ser úteis ao longo da vida, em diferentes fases do percurso educativo e profissional. Muitas das atividades podem ser efetuadas de forma autónoma, por recurso, nomeadamente, a instrumentos de orientação online, podendo ser complementadas com o apoio do psicólogo da escola. A participação nestas atividades é sempre voluntária.

Como é que a escola pode apoiar os alunos no processo de orientação?

A rede de escolas públicas disponibiliza intervenções de orientação de acordo com os níveis etários e as necessidades de cada aluno. Os alunos são estimulados a pesquisar informação sobre o sistema educativo e formativo; apoiados no desenvolvimento de competências de gestão de carreira, bem como acompanhados no processo de tomada de decisão e na preparação das transições entre ciclos de ensino e da escola para o mercado de trabalho.

Quem pode apoiar os alunos no processo de tomada de decisão?

O apoio especializado do psicólogo é importante nesta fase, mas os pais e os professores são elementos fundamentais no apoio aos alunos no processo de tomada de decisão.

Quais são as competências necessárias em 2030?

Estudos recentes referem como competências essenciais:
Inteligência emocional
Curiosidade
Criatividade
Iniciativa
Pensamento multidisciplinar
Empatia
Agenciamento



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