Administração Central
Ministério da Educação (ME)
Tem por missão formular, conduzir, executar e avaliar a política nacional relativa ao sistema educativo, no âmbito da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário e da educação extraescolar, e a política nacional de juventude e desporto, bem como articular, no âmbito das políticas nacionais de promoção da qualificação da população, a política nacional de educação e a política nacional de formação profissional.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES)
Tem por missão formular, conduzir, executar e avaliar a política nacional para a ciência, a tecnologia e o ensino superior, compreendendo a inovação de base científica e tecnológica, as orientações em matéria de repositórios digitais, a computação científica, a difusão da cultura científica e tecnológica e a cooperação científica e tecnológica internacional, nomeadamente com os países de língua oficial portuguesa.
Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS)
Tem por missão formular, conduzir, executar e avaliar as políticas de emprego, de formação profissional, de relações laborais e condições de trabalho, solidariedade e segurança social, bem como a coordenação das políticas sociais de apoio à família, crianças e jovens em risco, idosos e natalidade, de inclusão das pessoas com deficiência, de combate à pobreza e de promoção da inclusão social.
Direção Geral de Educação (DGE)
Assegura a concretização das políticas relativas à componente pedagógica e didática da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário e da educação extraescolar, bem como assegura a organização e realização dos exames.
Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP)
Coordena a execução das políticas de educação e formação profissional de jovens e adultos e assegura o desenvolvimento e a gestão do Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)
Promove a criação e a qualidade do emprego e combate o desemprego, através da execução das políticas ativas de emprego e formação profissional.
Agência Nacional Erasmus+
Assegura a gestão do Programa Erasmus+ na vertente da Educação e Formação.
Alto Comissariado para as Migrações (ACM)
Intervém na execução das políticas públicas em matéria de migrações.
Entidade gestora do Europass em Portugal.
Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAI)
Reúne, num mesmo espaço, diferentes serviços, instituições e gabinetes de apoio aos migrantes, nomeadamente no âmbito da educação e do emprego.
Educação, Formação, Mobilidade
Vocacionado para a qualificação de adultos que tem por objetivo melhorar os níveis de educação e formação dos adultos, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos.
Programa, de âmbito comunitário, de combate ao desemprego jovem, que integra um conjunto articulado de medidas de educação, formação e estágios tendo em vista a integração sustentada dos jovens no mercado de trabalho.
Programa governamental de âmbito nacional, com a missão central de promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.
Promove experiências de mobilidade aos técnicos de orientação, com o objetivo de reforçar a visão europeia da orientação, a partilha de práticas e a construção de uma identidade comum.
Programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.
Plataforma de promoção da mobilidade juvenil.
Associação de Escolas Profissionais.
Informação e Orientação
Plataforma de orientação com atividades de autoavaliação, informação sobre oportunidades educativas e formativas, mercado de trabalho. Tem perfis de acesso diferenciados por jovens e adultos e técnicos. Permite a construção do e-portefólio e do Plano Pessoal de Emprego. Está estruturada em 4 vias: Vi@ exploração; Vi@ empreendedorismo; Vi@ contacto profissional; Vi@ competências para o trabalho.
Plataforma responsiva online e mobile, que promove a literacia sobre as profissões existentes na atualidade.
Promove o conhecimento sobre educação, formação ao longo da vida e emprego, que possibilita escolhas e decisões informadas.
Disponibiliza informação sobre os cursos de nível superior e motiva estudantes estrangeiros para virem estudar para Portugal.
Para quem pretender vir a frequentar a Universidade, disponibiliza informação sobre cursos, bibliotecas, emprego, carreiras, bolsas entre outras.
Este portal disponibiliza informação sobre formações pós-secundárias (Cursos de Especialização Tecnológica) e o acesso ao ensino superior, bolsas de estudo, universidades, institutos e os cursos que oferecem, etc.de serviços relacionados com o mundo académico.
Disponibiliza informação sobre escolas, cursos e profissões. Tem ainda publicações gratuitas como o Guia Prático do Estudante e o Guia das Escolas Profissionais
Voluntariado, Tempos Livres
Disponibiliza aos jovens informações várias, que sejam úteis ao seu dia a dia e que mobilizem a participar em todos os domínios da vida social.
Conselho Nacional da Juventude
Plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional, abrangendo as mais diversas expressões do associativismo juvenil (culturais, ambientais, escutistas, partidárias, estudantis, sindicalistas e confessionais).
Projeto de âmbito nacional que fomenta o exercício da Cidadania e da Responsabilidade Social, visa servir de ponto de encontro entre a procura e oferta de trabalho voluntário e permitir articular a necessidade de trabalho voluntário por área com a disponibilidade para o prestar por parte de pessoas e entidades.
Tem como principais objetivos realizar ou apoiar iniciativas destinadas a promover a integração dos jovens na vida ativa e profissional.
Portal Europeu da Juventude europa.eu/youth O Portal tem como grupo alvo os jovens entre os 15 e os 25 anos e pretende ainda responder às necessidades de informação daqueles que trabalham com e para os jovens.
O sítio Web oficial da União Europeia é um bom ponto de partida se estiver à procura de informações e serviços fornecidos pela UE